sexta-feira, 3 de junho de 2011

É sagrado

“Tudo o que move é sagrado...”, tocou na rádio assim que ela ligou o carro e começou a se mover. Beto Guedes, pensou. A inércia é profana, se tudo o que move é sagrado. A inércia é um insulto à vida. Né? Chegar na vida, olhar pra cara dela e dizer: preguiça de você. Não. Isso é uma falta de respeito. Pensou.

Hoje de manhã ela viu um vídeo. Cinco mil pessoas em São Paulo a favor da liberdade. Liberdade, minha gente. Ir na rua, dizer pra o outro: olhe, querido, deixe de ser inerte. Não queira que eu seja inerte também. Falta de respeito com a vida, rapaz. Cinco mil pessoas na rua. Cinco. Mil. Já vi passeata contra o aumento das passagens, contra a homofobia, contra a criminalização da maconha, contra heterofobia. Queria ir a todas. Aí surge a Passeata pela Liberdade. Paraíso. Protestar contra opressões.

O carro ia. Tudo o que move é sagrado. Que insulto à vida a inércia. Cinco mil pessoas pela liberdade. Opressões. Deixa de ser inerte, rapaz. Acabou Beto Guedes. Quero escutar de novo. Ai, saco. Rádio. Não tem como repetir. Nooooova Brasiel éfe ême. “Atençãum: urologiesta fala dos êxamês que detectam câncêr dê próstátá”. O povo fala de pinto, pau, xoxota, mas não fala da Passeata. Nem de liberdade. Nem das cinco mil pessoas.

Pensou que queria viver em um país melhor. Antes: um país com pessoas melhores. Que se preocupassem com as próprias vidas. Que não levassem seus preconceitos às ruas. A vida é sagrada. Queria beber uma cerveja. Segunda-feira, tudo bem. Sem problemas. Um copinho, minha gente. Qué que há? Ela queria uma passeata dessas aqui em Recife. Até deram essa ideia na Assessoria. Hoje de manhãzinha. Ia ser massa.

Quem começa? Quem? Nesse move-move, ela chegou em casa. Chegou no centro da questão. No final do texto. Ta vendo que tudo o que move é sagrado?

8 comentários:

  1. então vamo gerar essa passeata aí, né, Bárbara?

    ResponderExcluir
  2. e ela vai chegar em recife, e daqui vai pro mundo :)

    ResponderExcluir
  3. pois é, meninos... vamo gerar. vamo se organizar. sério!

    ResponderExcluir
  4. Inquietação de querer uma vida mais livre, um mundo mais livre, uma cerveja às segundas e que as cinco mil pessoas na verdade se multiplicassem. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Vamo movimentar isso sim, gente!!! pode começar com 300, 400 pessoas e depois vai tomando dimensões maiores!!!

    ResponderExcluir
  6. 'O povo fala de pinto, pau, xoxota, mas não fala da Passeata. Nem de liberdade. Nem das cinco mil pessoas.' E aquela menina ali pedindo esmola? Não falam também. Gente humana não aparece na TV, aparece? É tudo príncipe, princesa, gente famosa: intocáveis. A gente toca assim, música, estandarte, badoque. Toca até, vejam só, 5 mil pessoas na V. Paulista. Tocaram tão bem, tão fundo, que me tocaram também, lá dentro, no coração. Tocaram e remexeram tudo, aí vou também, nem que seja só, mas vou. Tomar cervejas nas segundas, tomar as ruas do Recife, tomar é tudo pra vê se dá alguma coisa no final, e dará!

    ResponderExcluir
  7. essa história de "diz que Deus dará" não tá com nada. divulguem, pessoal: http://www.facebook.com/home.php#!/event.php?eid=207928492578634

    ResponderExcluir